Turma do Pererê
Diferente de todos. Igual a você!
23/08/2013 [ Mais Notícias ]

Dia do Folclore Brasileiro

Em 22 de agosto é comemorado o dia do folclore brasileiro, e também também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

Dia do Folclore Brasileiro Folclore é uma palavra de origem inglesa, e vem do termo em inglês FOLK e LORE, “folk” significa povo, e “lore” cultura.
Como uma forma de valorizar e preservar os personagens do folclore brasileiro e possibilitar a passagem da cultura folclórica nacional de geração em geração, em 1965 o Congresso Nacional Brasileiro destinou que todo dia 22 de Agosto seria comemorado o folclore brasileiro, criando assim o Dia do Folclore Nacional.

Mitos e Lendas do Brasil, contos e lendas populares, mitologia da cultura popular brasileira. Este dia é marcado por comemorações em todo território nacional, e é o momento de ouvirmos e contarmos as histórias que nos foi passada com do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.


Algumas lendas, contos e mitos folclóricos do Brasil:
Boitatá
Boto
Curupira
Lobisomem
Mãe-D'água
Corpo-seco
Pisadeira
Mula-sem-cabeça
Mãe-de-ouro
Saci-Pererê
Comadre Florzinha

O Dia do Saci também precisa ser lembrado. A partir de 2005, com influência norte-americana em nossa cultura, representada pela festa do Halloween (Dia das Bruxas), foi criado o Dia do Saci, que deve ser comemorado todo dia 31 de outubro.
Facebook Turma do Pererê